segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PROJETO DENGUE

Núcleo de Tecnologia Educacional de Palmeiras de Goiás

Escola Municipal Olavo Bilac
Indiara-Go

PROJETO “DENGUE”

1.INTRODUÇÃO

O projeto sobre a dengue irá auxiliar os educadores de vários formas, já que através deste eles poderão mostrar para seus alunos a importância da mobilização e conscientização sobre a prevenção e cuidados que a população deve ter para combater o mosquito transmissor da doença, alertando assim sobre o grande número de casos ocorridos.


2. JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a epidemia da dengue em nossa cidade e a necessidade de esclarecimento da população como um todo, torna-se de alta relevância a execução deste projeto. É preciso conscientizar e mobilizar o corpo docente e discente, assim como a população em geral para esse grave problema que estamos enfrentando e que está em nossas mãos amenizá-lo.

3. OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

3.1 Objetivo Geral
Alertar a população em geral e conscientizá-la sobre a importância dos cuidados que devemos tomar para acabar com a epidemia da dengue.

3.2 Objetivos Específicos
Identificar a dengue: conhecer a origem do mosquito Aedes Aegipty;
Conhecer as diferentes formas de contágio, prevenção e tratamento;
Identificar as causas de ocorrência de epidemias;
Reconhecer a importância dos hábitos de higiene como forma de manter a saúde e prevenir doenças;
Entender que a dengue interfere no aproveitamento escolar, pois afasta a criança da escola;
Entender como o aquecimento global pode interferir na proliferação da doença;
Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue.


4. METODOLOGIA – (Ações e Cronograma)

22/03/2010- Pesquisas no laboratório de Informática e jogos educativos.

23/03/2010- Música sobre o mosquito da dengue. Atividades diversas ( acróstico, produção de textos, poesia, caça-palavras, cruzadinhas, história em quadrinhos, construção de gráficos e tabelas.

24/03/2010- Confecção de cartazes, jogos educativos no LIE.

25/03/2010- Filme sobre o mosquito e Palestra com Técnicos da Saúde.

26/03/2010- Passeata juntamente com todos as escolas do municípios, inclusive as escolas estaduais pela cidade.


5. RECURSOS

CD
Equipamento de som
Papel A4
Mapas
Computadores
Internet
Impressora
Tintas para impressora
Livros
Isopor
Cartolina
Pincéis
Lápis de cor
Cola
Mural
Máquina Digital
Papel pardo
Papel crepom
Revistas
TV
DVD
Tesoura
Palitos
EVA




6. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de observações quanto as atividades propostas, desempenho, interesse e participação dos alunos.



7. CONSIDERAÇÕES FINAIS(Produto Final)
Foram realizadas várias atividades para conscientização da comunidade escolar e da população, tais como:
Exposição de Cartazes
Palestras
Murais
Passeata
Planfetos
Vídeo
Filme
Pesquisas

PROJETO FESTA JUNINA

Dinamizadora: Elizabete R. Silva

Núcleo de Tecnologia Educacional de Palmeiras de Goiás

Escola Municipal Olavo Bilac
Indiara-Go

TEMA: “FESTA JUNINA”
NOME DO PROJETO: CHEGOU O DIA DO ARRAIÁ!!!

1.INTRODUÇÃO

O projeto sobre a festa junina irá auxiliar os educadores de vários formas, já que através deste eles poderão integrar a comemoração da festa junina assim como promover o resgate social, o qual procura exercer a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, em benefício a melhoria de vida.


2. JUSTIFICATIVA

A música e a dança instrumentaliza o homem para uma compreensão cada vez maior sobre suas condições de vida, sua identidade pessoal e social, suas relações com os outros e com outras culturas, revelando suas ideias e sua realidade social. Isto possibilita a sua colocação no círculo de suas relações de forma crítica e participativa. Desta forma este projeto consiste em promover vivências musicais e rítmicas significativas para o desenvolvimento integrado das crianças através de experiências que envolvam a percepção e a reflexão, ampliando o conhecimento de mundo além de respeitar a diversidade cultural do nosso planeta.

3. OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
3.1 Objetivo Geral

Enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.

3.2 Objetivos Específicos
Ampliar os conhecimentos sobre os ritmos juninos enquanto manifestação histórica e cultural no contexto regional.
Construir/ organizar coreografias para dançar na festa junina da escola e no evento cultural.
Conhecer os símbolos juninos, comidas típicas e histórico junino.
Aprender a respeitar as diferenças culturais.
Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos.


4. METODOLOGIA – (Ações e Cronograma)

Cronograma: de 08/06 a 29/06 de 2010
Metodologia/Ações

Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele.
Fazer pesquisas no LIE sobre os símbolos juninos, músicas, danças e histórico.
Ensaiar a quadrilha.
Confeccionar espantalho, balões, bandeirolas, cartazes, etc (utilizando as cores da copa).
Localizar no globo os países que deram origem à festa: França e Portugal.
Letras em caixa alta com o nome da festa: qual letra começa, quais as letras que tem, quantas letras tem, etc.
Degustação de pratos típicos.
Atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
Vídeos sobre o tema.
Slides sobre o tema.
Fazer alguns pratos típicos para servir no lanche escolar.
Realização da festa junina na escola juntamente com a comunidade e também no evento cultural promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com todas as escolas do município.

5. RECURSOS

CD
Equipamento de som
Papel A4
Mapas
Computadores
Internet
Impressora
Tintas para impressora
Livros
Isopor
Cartolina
Pincéis
Lápis de cor
Cordão
Mural
Máquina Digital
Papel pardo
Papel crepom
TV
DVD
Tesoura
Palitos
EVA
Comidas típicas
Cola
Recortes de papéis variados
Globo

6. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de observações quanto as atividades propostas, desempenho, interesse e participação dos alunos nas atividades e na comemoração da festa

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS(Produto Final)

Cada professor com suas particularidades irá trabalhar o tema em sala de aula ou com toda a escola, ficando a critério de cada um, o importante é darmos oportunidades aos alunos para que possam fazer parte da preparação da festa e posteriormente possam observar os resultados de tudo que foi realizado, desde as pesquisas sobre a festa até o momento de dançar a quadrilha e saborear as guloseimas.


8. SUGESTÕES PARA PESQUISAS E ATIVIDADES

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm
http://www.cnfep.gov.br/tesauro/000001666.htm
http://www.rosanevolpatto.trd.br/paudefitas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pau-de-fitas
http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/simpatias-festa-junina.htm
http://www.brasilcultura.com.br/cultura/dança-de-quadrilha-aprenda-os-passos/
http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/simbolos-festa-junina.htm
http://recreioonline.abril.com.br/fique_dentro/diversao/festas/conteudo_49844.shtml?
www.aprenderelegal.com.br

PROJETO JORNAL ESCOLAR

Núcleo de Tecnologia Educacional de Palmeiras de Goiás

Escola Municipal Olavo Bilac
Indiara-Go

PROJETO “JORNAL ESCOLAR”

1.INTRODUÇÃO

O projeto jornal escolar visa superar o baixo rendimento dos alunos, a partir da melhoria da leitura e da escrita, bem como estimular a expressão oral e produção textual. Além disso, é uma forma de trazer a realidade cotidiana dos alunos para o currículo escolar.


2. JUSTIFICATIVA

O jornal pode ser considerado um dos mais importantes instrumentos de comunicação entre alunos e professores, a escola e a sociedade. Informar os leitores de assuntos que fazem parte do seu contexto certamente despertará a curiosidade dos envolvidos. A interpretação, a produção, os erros ortográficos e gramaticais, a falta de criatividade são fatores que preocupam a educação, mesmo com tantas inovações metodológicas.
Um jornal como recurso didático, possibilita o trabalho com diversos textos, além de despertar nos alunos habilidades como: pesquisar, produzir, criticar, interpretar, discernir, corrigir, etc. O jornal também proporciona um trabalho interdisciplinar, já que na elaboração do roteiro poderá ser distribuídas editoriais de outras áreas além do português. Qualquer produção exige do produtor uma prévia preparação e pesquisa, essa sistematização desperta habilidades, resgata a auto-estima e participa à comunidade os fatos e trabalhos desenvolvidos na escola.

3. OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

3.1 Objetivo Geral
Utilizar a produção do jornal para informar, comunicar, integrar e atacar os problemas relacionados à composição textual, desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades que venham trazer informações construtivas à comunidade escolar da Escola Municipal Olavo Bilac.

3.2 Objetivos Específicos
Estimular a leitura e a escrita;
Despertar a criatividade;
Promover a integração dos alunos;
Trabalhar as informações e temas atuais;
Desenvolver a capacidade de pesquisar, organizar e a apresentar as informações;
Incentivar a cooperação;
Integrar e inter-relacionar disciplinas e conteúdos;
Resgatar a cultura regional e local;
4. METODOLOGIA – (Ações e Cronograma)

Cronograma: Agosto a Dezembro de 2010

Ações:

Escolha do grupo de trabalho;
Escolha do jornal com a participação da comunidade escolar;
Definição e distribuição de editorias ( editorial, notícia, reflexão do dia; reportagem; diversão; esporte, cultura, etc) que serão desenvolvidos com temas variados;
Momento de pesquisa e produção escrita;
Envolvimento da comunidade escolar com: poemas, fatos, produção e outras ideias relacionadas ao tema em questão;
Revisão textual;
Escolha e modelos e padrões de designer (laboratório) e conhecimento do programa a ser trabalhado;
Digitação no laboratório;
Impressão;
Finalização da 1ª edição e demais;
Postagem no Blog.

5. RECURSOS

Papel A4
Livros, revistas, jornais
Computadores
Internet
Impressora
Tintas para impressora
Mural
Máquina Digital

6. AVALIAÇÃO
O projeto em questão será avaliado pelo envolvimento da comunidade escolar, quanto aos temas e ações desenvolvida durante e depois pela repercussão dentro do contexto. Será observado também em cada grupo de trabalho a participação ativa em todas as tarefas desenvolvida, em todas as revisões e visita no laboratório.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS(Produto Final)

Um trabalho de produção pode desenvolver algumas habilidades de linguagem, escrita e oralidade, através de instrumentos como o computador e recursos didáticos como jornais, revistas, etc.
Sistematizar as ações é fator fundamental para o desenvolvimento do projeto, considerando sempre alguma flexibilidade no que diz respeito à seleção de editoriais e grupo de trabalho.
A importância de produzir, pesquisar, revisar e desenvolver várias habilidades nos leva a considerar um grande percentual de aproveitamento e consequentemente a uma aprendizagem significativa.

Dinamizadora: Elizabete R. Silva