segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PROJETO JORNAL ESCOLAR

Núcleo de Tecnologia Educacional de Palmeiras de Goiás

Escola Municipal Olavo Bilac
Indiara-Go

PROJETO “JORNAL ESCOLAR”

1.INTRODUÇÃO

O projeto jornal escolar visa superar o baixo rendimento dos alunos, a partir da melhoria da leitura e da escrita, bem como estimular a expressão oral e produção textual. Além disso, é uma forma de trazer a realidade cotidiana dos alunos para o currículo escolar.


2. JUSTIFICATIVA

O jornal pode ser considerado um dos mais importantes instrumentos de comunicação entre alunos e professores, a escola e a sociedade. Informar os leitores de assuntos que fazem parte do seu contexto certamente despertará a curiosidade dos envolvidos. A interpretação, a produção, os erros ortográficos e gramaticais, a falta de criatividade são fatores que preocupam a educação, mesmo com tantas inovações metodológicas.
Um jornal como recurso didático, possibilita o trabalho com diversos textos, além de despertar nos alunos habilidades como: pesquisar, produzir, criticar, interpretar, discernir, corrigir, etc. O jornal também proporciona um trabalho interdisciplinar, já que na elaboração do roteiro poderá ser distribuídas editoriais de outras áreas além do português. Qualquer produção exige do produtor uma prévia preparação e pesquisa, essa sistematização desperta habilidades, resgata a auto-estima e participa à comunidade os fatos e trabalhos desenvolvidos na escola.

3. OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

3.1 Objetivo Geral
Utilizar a produção do jornal para informar, comunicar, integrar e atacar os problemas relacionados à composição textual, desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades que venham trazer informações construtivas à comunidade escolar da Escola Municipal Olavo Bilac.

3.2 Objetivos Específicos
Estimular a leitura e a escrita;
Despertar a criatividade;
Promover a integração dos alunos;
Trabalhar as informações e temas atuais;
Desenvolver a capacidade de pesquisar, organizar e a apresentar as informações;
Incentivar a cooperação;
Integrar e inter-relacionar disciplinas e conteúdos;
Resgatar a cultura regional e local;
4. METODOLOGIA – (Ações e Cronograma)

Cronograma: Agosto a Dezembro de 2010

Ações:

Escolha do grupo de trabalho;
Escolha do jornal com a participação da comunidade escolar;
Definição e distribuição de editorias ( editorial, notícia, reflexão do dia; reportagem; diversão; esporte, cultura, etc) que serão desenvolvidos com temas variados;
Momento de pesquisa e produção escrita;
Envolvimento da comunidade escolar com: poemas, fatos, produção e outras ideias relacionadas ao tema em questão;
Revisão textual;
Escolha e modelos e padrões de designer (laboratório) e conhecimento do programa a ser trabalhado;
Digitação no laboratório;
Impressão;
Finalização da 1ª edição e demais;
Postagem no Blog.

5. RECURSOS

Papel A4
Livros, revistas, jornais
Computadores
Internet
Impressora
Tintas para impressora
Mural
Máquina Digital

6. AVALIAÇÃO
O projeto em questão será avaliado pelo envolvimento da comunidade escolar, quanto aos temas e ações desenvolvida durante e depois pela repercussão dentro do contexto. Será observado também em cada grupo de trabalho a participação ativa em todas as tarefas desenvolvida, em todas as revisões e visita no laboratório.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS(Produto Final)

Um trabalho de produção pode desenvolver algumas habilidades de linguagem, escrita e oralidade, através de instrumentos como o computador e recursos didáticos como jornais, revistas, etc.
Sistematizar as ações é fator fundamental para o desenvolvimento do projeto, considerando sempre alguma flexibilidade no que diz respeito à seleção de editoriais e grupo de trabalho.
A importância de produzir, pesquisar, revisar e desenvolver várias habilidades nos leva a considerar um grande percentual de aproveitamento e consequentemente a uma aprendizagem significativa.

Dinamizadora: Elizabete R. Silva

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