SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PALMEIRAS DE GOIÁS
ESCOLA MUNICIPAL OLAVO BILAC / INDIARA-GO
NOME DO PROJETO: “Projeto Folclore Brasileiro
DISCIPLINA: Interdisciplinar
TEMA: Folclore
PROFESSOR: Todos os professores do 1º ao 5º ano
TURMAS: 1º ao 5º ano TURNO: Matutino e Vespertino
INDIARA, Agosto de 2011
JUSTIFICATIVA
Este projeto busca explicar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade, compreender suas relações marcadas pelas desigualdades e apontar transformações necessárias; oferecendo elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los sem qualquer tipo de discriminação. Já que vivemos numa era que a inclusão social se faz necessária em qualquer meio, especialmente no âmbito escolar.
OBJETIVOS
Conceituar a palavra “Folclore”
Descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país.
Pesquisar as características, a importância e a influência do folclore na educação.
Resgatar o folclore local.
Organizar uma exposição dos trabalhos realizados em sala de aula.
Respeitar e valorizar as diversas etnias e culturas populares.
CONTEÚDO
-Provérbios; -Brinquedos, brincadeiras e cantigas;
-Lendas; -Medicina popular;
-Frases em parachoque de caminhão; -Comidas típicas;
-Travas línguas; -Instrumentos musicais e danças
-Festas folclóricas do Brasil e local.
DESENVOLVIMENTO/METODOLOGIA
-Proposta de trabalho por disciplina; -Produção de textos (causos, lendas, etc);
-Interpretação oral e escrita; -Dramatização;
-Debates; -Confecção de cartazes;
-Entrevista;
-Confecção de álbuns (medicina popular);
-Pesquisas no laboratório e biblioteca.
-Atividades e jogos online no computador.
RECURSOS DIDÁTICOS
-Laboratório
-Data show
-Som
-TV e DVD
-Jornal almanaque
-Cartolina, papéis variados, pincel, cola, tesoura, etc.
CULMINÂNCIA
Será através da exposição dos trabalhos realizados em cada disciplina com apresentações folclóricas: causos, lendas, dramatizações, músicas, cartazes, etc.
AVALIAÇÃO
Será feita através da observação na participação, interação, interesse, participação, respeito e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
Amei!!
ResponderExcluirMuito bem elaborado.
Ótima ideias gostei muitos .vou praticar.
ResponderExcluirÓtimas ideias
ResponderExcluir