quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PROJETO DATAS COMEMORATIVAS

ESCOLA MUNICIPAL OLAVO BILAC

NOME DO PROJETO: “Comemorando e Aprendendo”

DISCIPLINA: Todas (Interdisciplinar)

TEMA: “Datas Comemorativas”

PROFESSOR: Todos os professores do 1º ao 5º ano

TURMAS: 1º ao 5º ano TURNO: Matutino e Vespertino Nº DE ALUNOS: 234

Cronograma: de março a dezembro de 2011


Justificativa


Este projeto busca resgatar a importância das datas cívicas e comemorativas e conhecer o seu real significado, ressaltando aos alunos a importância de todas as datas comemorativas e não somente as datas importantes para o comércio.
Assim, este projeto tem como proposta apresentar sugestões de atividades educativas online relacionadas às principais datas comemorativas do mês, uma vez que , os temas serão trabalhados em sala de aula pelos professores, e no laboratório de informática os alunos poderão ampliar os conhecimentos através das pesquisas e atividades realizadas na internet.

Objetivo Geral:

Valorizar a importância das datas comemorativas e conscientizar do valor de algumas para o desenvolvimento do nosso país, estimulando o interesse dos alunos pelos fatos históricos importantes.

Objetivos Específicos:

Estimular e valorizar a leitura;
Valorizar e conhecer as diversas culturas;
Reconhecer o verdadeiro sentido das datas comemorativas;


Desenvolvimento

A cada bimestre, cada turma apresentará algum tema que foi desenvolvido em sala de aula para as demais séries e para a comunidade. A equipe escolar elaborará diferentes atividades, desde de teatros, músicas, cartazes, etc., cuja a finalidade é destacar a importância das datas cívicas e comemorativas.
Metodologia:

Fazer pesquisas no LIE;
Trabalhar como jogos sobre as datas comemorativas;
Fazer apresentações dos trabalhos através de música, teatro, cartazes, desenhos, entre outros.
Confeccionar cartazes;
Assistir vídeos e filmes;
Ler textos informativos;
Realizar atividades intra e extra-classe.

Recursos:

TV
Vídeo
Som
Computador
Impressora
Câmera Digital
Papéis: cartolina, papel chamex, etc.


Avaliação

Será realizada durante todo ano letivo através das atividades realizadas, observando a retenção de conhecimento que o aluno adquiriu durante a sua participação ativa nas aulas e no seu dia-a-dia.

Considerações Finais

As datas comemorativas têm o objetivo de relembrar eventos históricos, conquistas importantes ou lutas que ainda estão sendo travadas por um grupo. Muitas delas possuem alcance internacional enquanto outras podem ser específicos para um país ou região. Dependendo da relevância da data para o país, o governo pode declarar feriado ou ponto facultativo. Desta forma, ao acrescentar algumas datas ao currículo escolar, a criança terá oportunidade de aprender, crescer e desenvolver, ampliando assim experiências e aprendizagens.

Referências Bibliográficas:

wwwcidadaopg.sp.gov.br/.../pdf.../datas_comemorativas.pdf
www.projetospedagogicosdinamicos.com/datas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário